Tipos de flores para velório e seus significados!

As flores são um dos principais elementos dos velórios, sejam elas utilizadas soltas ou em formato de coroas.
Cada espécie transmite uma mensagem única, e a escolha desta faz toda a diferença na última homenagem. 

A seguir mostraremos os principais tipos de flores e seus respectivos significados.
Conheça-os e faça uma boa escolha no momento da despedida!

Crisântemo: Um dos tipos de flores mais utilizadas em homenagens fúnebres é o crisântemo. Apesar de ter origem asiática, seu nome vem do grego e significa “flor de ouro”. Nos velórios, é mais comum encontrarmos crisântemos brancos ou amarelos. Porém, é possível encontrá-los em diferentes cores na natureza. O crisântemo representa a vida completa, sinceridade, simplicidade e perfeição.


Crisântemo: Perfeição e Simplicidade

Rosa branca: A rosa branca tem um significado puro devido à sua coloração. Por ser mais clara, lhe é atribuída a representação da paz e da harmonia. Outros significados genuínos, como esperança, pureza, amor eterno, lealdade e inocência, também são relacionados à rosa branca.


Rosa Branca: Paz e Harmonia

Margarida: Não tão comum em velórios, mas ainda assim muito bonita e especial. A margarida é um dos tipos de flores que exprimem o sentimento de amor associado às boas lembranças. Além disso, representa certa inocência e pureza, sendo muito indicada para compor as coroas de flores dedicadas a crianças e jovens.


Margarida: Inocência e Pureza

Copo-de-leite: Um dos tipos de flores mais delicados é o Copo de leite e suas principais características são a beleza rústica, elegância, delicadeza e aroma suave. Assim como a rosa branca, o copo-de-leite está associado diretamente à inocência, paz, calma e pureza. Aliás, a espádice amarela que fica no centro da flor é considerada, por muitos, um elo de ligação com a iluminação espiritual.



Copo de Leite: Pureza e Calma

Rosa vermelha: Diferentemente da rosa branca, a rosa vermelha representa os sentimentos mais passionais, como paixão e amor profundo. Por conta disso, é muito usada nas homenagens para cônjuges e pessoas amadas.

 




Rosa vermelha: Amor e paixão

 

Lírio: O lírio é um dos tipos de flores bem antigos. Seu nome tem origem latina e significa “portador de bulbos”. Possui diversos significados que variam de acordo com as culturas. Mas, em geral, o lírio simboliza: amor eterno, zelo, nobreza e discrição. É bastante utilizado em velórios de crianças e senhoras.


Lírios: Amor eterno e Nobreza
 

Gérbera: A gérbera faz parte dos tipos de flores mais utilizados em velórios infantis. Isso se deve ao fato da associação que fazem dela à imagem da pureza, sensibilidade, simplicidade e inocência. A gérbera amarela é a mais usada, mas também é possível encontrá-la em diferentes tonalidades.


Gérberas: Sinceridade e Simplicidade